Pre projeto pmbok
As principais palavras que surgem na cabeça de qualquer profissional diante da atual realidade dos negócios são: competição, velocidade, tumulto, caos. A globalização tem tido um papel modificador extremo no comportamento da sociedade e de todas as organizações.
A cada dia grandes desafios são superados, e a cada desafio superado surgem novos desafios, em sua maioria desafios decorrentes de um movimento maciço de inovação e competição.
No passado uma sociedade que era claramente baseada em rotina, hoje enfrenta o desafio do novo. A cada dia as organizações se deparam com menos rotinas e mais inovação. E a inovação coloca as organizações em uma zona desconfortável, limítrofe e critica por definição. Para gerenciar os trabalhos que são realizados nesses limites, as empresas precisam adotar novos modelos e processos de trabalho, ponto em que é introduzido o gerenciamento de projetos.
O gerenciamento de projetos na verdade é usar as ferramentas corretas e adequadas para dirigir os trabalhos, visando melhores resultados.
2 OBJETIVOS
O objetivo deste estudo é analisar a possibilidade de empresas de micro e pequeno porte, adotarem o modelo de gestão de projetos PMBOK, com vistas a melhorar o desempenho e reduzir o índice de mortalidade dessas empresas. O modelo PMBOK fornece terminologia comum à gestão de projetos e inclui conhecimentos comprovados por práticas tradicionais, assim como conhecimentos por práticas inovadoras com aplicação limitada.
3 JUSTIFICATIVAS
Vários projetos de TI falham por não terem sido gerenciados de forma adequada. Dependendo do tipo do projeto de TI, alguns chegam a custar milhões de dólares as empresas. Com o intuito de reduzir o risco de tais perdas, aumentar a competitividade e implementar os projetos de TI com sucesso, as empresas têm dado mais atenção para o gerenciamento de projetos de TI.
Pesquisas mostram que até 31% dos projetos de TI, são cancelados antes que sejam aproveitados,