Pre projeto matematica
Este trabalho tem por objetivo estudar o lúdico e sua importância no ensino da matemática, refletir o papel da atividade lúdica no desenvolvimento da criança no Ensino Fundamental.
A utilização de jogos como metodologia para se conceituar e comunicar conhecimentos matemáticos, provoca diversão e prazer de aprender intensificando o aprendizado ao invés de inibi-lo. Assim torna-se necessário o conhecimento da relação do jogo com a história, com a educação e com a matemática.
Nos últimos tempos, houve uma mudança na concepção sobre o ensino da matemática sendo os jogos, grande contribuidor parar todo esse processo.Porém, é importante que se entenda o jogo como um instrumento a favor da aprendizagem e não como mera brincadeira.
Winnicott(1979) lembra que o jogo não é uma simples recreação ou passatempo, mas a forma mais completa que a criança tem de se comunicar consigo mesma e com o mundo, desenvolvendo a auto-estima, a imaginação, a confiança, o controle, a cooperação e o relacionamento interpessoal.
O jogo produz sim efeitos relevantes na construção dos conceitos matemáticos e proporciona uma interação social, acarretando assim muitas outras aprendizagens que não são apenas de cunho pedagógico, mas sim para a vida.
PROBLEMATIZAÇÃO:
É importante observarmos que o processo de ensino é constituído por diversas atividades que organizadas pelo professor, visam a assimilação, por parte dos alunos, de conhecimentos, habilidades e hábitos, de domínio dos conhecimentos e suas diversas aplicações.
Entendo que o primeiro passo a ser dado é a ruptura da educação matemática com o modelo tradicional, optando-se por um contexto mais lúdido, onde os alunos devem utilizar os jogos para analisar um determinado problema e assim compreendê-lo.
Portanto quais seriam as contribuições das atividade lúdicas de matemática no desenvolvimento cognitivo da criança no Ensino Fundamental?
OBJETIVO GERAL