pre projeto dislexia
Dificuldade de Aprendizagem.
Título
Como trabalhar com alunos disléxicos no processo da construção da leitura e escrita.
Resumo
A dislexia, palavra grega,é definida como uma dificuldade relacionada à aquisição e ao desenvolvimento da leitura, mas atualmente o sentido é mais abrangente, pois considera-se a dislexia como sendo a dificuldade relacionada também com a escrita.
A criança disléxica apresenta a leitura lenta e trabalhosa, leem palavra por palavra, e isso interfere na compreensão do texto lido, ocasionando erros de interpretação.
O professor deve dar atenção especial, para que essa situação de aprendizagem possa ser mais leve para a criança disléxica e essa possa caminhar em sue aprendizado sem muitos traumas ao longo da construção do conhecimento.
Palavras Chaves: Dislexia; Dificuldade; Aprendizagem
Introdução
Em face do crescimento de número de casos que fazem referência ao aluno com dislexia nas escolas e sua dificuldade de aprendizagem e sendo este fator uma das causas de evasão escolar em nosso país. As crianças disléxicas têm dificuldade em leitura e escrita, além de serem consideradas, por muitos professores, por estes não saberem avaliar, analfabetas.
A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização (a partir do 2º ou 3º ano), período em que este estágio da construção lógica está se maturando. Apresentando dificuldades na associação do som à letra, troca de letras, ou mesmo inverte-las na hora de escrever, surge aí a dificuldade na aprendizagem.
A aprendizagem, segundo Abram Topczewski (2000, p. 15)
“[...] é a capacidade e a possibilidade que as pessoas têm para perceber, conhecer, compreender e reter informações obtidas na memória”.
Segundo a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (Lei nº 9.394- Art.12º
“[...] os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu