Pre história
A Pré – história foi o período ocorrido mais ou menos há 3.200 a. C., período antecessor a invenção da escrita. Denominada Pré-História porque se dizia que a história de um povo só poderia ser relatada através da escrita, sendo assim, sem escrita, sem história (Esse ponto é contrariado por vários historiadores, pois não concordam com essa tese).
O período pré-histórico foi um período muito importante para a vida humana, pois ao seu tempo o homem ia desenvolvendo métodos de sobrevivência e maneiras de vencer suas limitações, atribuídas pela natureza, ao mesmo tempo criavam objetos e instituíam uma cultura.
A pré-história foi divida em três fases: Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, Neolítico ou Idade da Pedra Polida e Idade dos Metais.
PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA
Nessa fase, o homem era caracterizado como um ser nômade, pois assim que terminava o alimento, buscavam outro lugar para viver. Viviam em cavernas e moradias feitas de gravetos e pele de animais, se alimentavam basicamente da caça, pesca e coleta de frutos. Começaram a confeccionar ferramentas para caça, com ossos, madeira, marfim e pedra lascada. Buscavam caçar em grupo.
Como ainda não tinham um palavreado formado, se comunicavam através de pinturas, a chamada Arte Rupestre. Representavam artisticamente seus sentimentos e preocupações. Esses primeiros vestígios do homem são encontrados, grande parte nas paredes das cavernas, o que contribui muito atualmente para o estudo dos povos antigos.
Uma das principais descobertas desse período foi o fogo. Com essa descoberta, tiveram melhores condições de sobrevivência, podendo cozinhar os alimentos, se aquecer, enfim.
NEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA POLIDA
Nesse período mudanças climáticas ocorreram tornando o clima mais ameno, melhorando as condições e tornando possível a fixação dos grupos humanos.
Essa fixação fez com que a população aumentasse formando grandes aglomerações populacionais. Sendo possível a formação de