Pre eclampsia
Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) a puérpera com pré-eclâmpsia durante a gestação
Francisca Moraes da Silva
Maria Cristina Oliveira
RESUMO
Neste estudo de caso abordamos uma puérpera com pré-eclâmpsia do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, localizado no município de Barbalha - Ceará, enfatizando a assistência de enfermagem prestada a ela e ao recém-nascido através da utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem.
Palavras-chave: Pré-eclâmpsia; Estudo de caso; Sistematização da Assistência de Enfermagem.
ABSTRACT
In this case study we look at a postpartum woman with preeclaampsia of Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, located in the municipality of Barbalha- Ceará, emphasizing nursing assistance provided to her and her newborn trought the use of the systematization of nursing care.
Keywords: preeclampsia; Case study; Systematization of Nursing Care;
CASO CLÍNICO
1. INTRODUÇÃO A pré-eclâmpsia (PE) é a doença hipertensiva específica da gravidez (DHEG) que ocorre especialmente na primeira gestação e nos extremos de idade materna. Em geral manifesta-se após a 20ª semana de gestação e é definida como a presença de hipertensão arterial e proteinúria significativa (FREITAS ET AL, 2006).
Acadêmicas do curso de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio, 7º semestre de 2012. Professora Orientadora: Elóa Ribeiro.
E-mail para contato: moraeszona@hotmail.com
A PE é uma síndrome de causa desconhecida (s) com manifestações maternas e fetais. A doença materna caracteriza-se por vasoespasmo, ativação endotelial e do sistema de coagulação com alterações no sistema de controle da pressão arterial e de volume intravascular (FREITAS ET AL, 2006). Em decorrência da redução no fluxo sanguíneo uteroplacentário ou do infarto, o feto pode apresentar crescimento intrauterino restrito e sinais de sofrimento. É pontual a oligodramnia (REZENDE FILHO E MONTENEGRO, 2008) O diagnóstico da PE é basicamente clínico, que