pre calculo
1R: uma coleçao logicamente coerente de dados com determinada significação intrínseca, cuja principal finalidade é o armazenamento organizadodessas informaçoes, visando á otimização dos sistemas, facilitando a entreda, alterações e processamentos e consultas de dados.
2 a)R: A redundância consiste no armazenamento de uma mesma informação ecorrem locais diferentes, provocando inconsistências.
b)R: consiste em impedir que um determinado código ou chave em uma tabela não tenha correspondência em outra tabela.
c)R: por meio do armazenameto da informação em um unico local, com acesso descentralizado, e sendo compartilhada a vários sistemas, os usuarios, estão utilizando uma informação confiável.
d)R: define para cada usuário o nivel de acesso a ele concedido ( leitura, leitura e gravação ou sem acesso) à tabela e / ou ao campo. Esse recurso impede que pessoas nao autorizadas utilizem ou atualizem uma determinada informaçao.
e)R:esta caracteristica é muitas vezes mencionada como tolerância a falhas e implica a caracteristica que o SGBD deve apresentar como facilidade para recuperar falhas de hardwere e softwere, por meio da existencia de arquivos de backup ( cópia de segurança ) ou de outros recursos automáticos.
f)R: permite que as informações da base de dados sejam padronizadas segundo um determinado formato de armazenamento (padronização de tabela, conteúdo de campos etc. ) e o nome de vaáveis, segundo critérios preestabelecidos pela empresa.
3R: São operados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), que surgiram na década de 70. Antes destes, as aplicações usavam sistemas de arquivos do sistema operacional para armazenar suas informações. Na década de 80 a tecnologia de SGBD relacional passou a dominar o mercado, e atualmente utiliza-se praticamente apenas ele. Outro tipo notável é o SGBD Orientado a Objetos, para quando sua estrutura ou as aplicações que o utilizam mudam constantemente.
5R: Controle de Redundâncias- A