Praça Francesa
PRAÇA FRANCESA
Pesquisa apresentada na Disciplina de Projeto Urbano e Paisagismo, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Paulista / Campus de Araçatuba, como critério avaliativo do 1º Bimestre.
Turma: 4ª Termo
Profª Elaine
Araçatuba
2013
CONCEPÇÃO DO PROJETO
O projeto arquitetônico teve como escopo a escolha de elementos que remetessem os usuários à França Provençal e Renascentista, mas também elementos de jardins ingleses e características diversificadas. A idéia inicial era definir um tema central mas ao mesmo tempo não se deixar preso à apenas um tipo de praça, um tipo de vegetação, um tipo de lugar.
INSPIRAÇÃO
a) A França Provençal era um condado da região sudeste da França, que mais tarde virou uma província. Possui características topográficas muito particulares, com planícies férteis no vale do Ródano, montanhas a leste e pântanos no sul. A vegetação era bem particular com plantas rasteiras e ervas, como a lavanda e o alecrim.
b) Na França Renascentista os jardins eram caracterizados por muita vegetação e poucas flores. Era muito frequente o “buxismo” com podas esculturais e topiaria, misturadas aos pés de rosas espalhados estrategicamente pelos jardins. Os buxus eram espalhados em linhas retas e geométricas.
c) Jardins Ingleses eram mais naturais e voltados a “deixar” a natureza seguir seu curso, sem interferir nas formas. As árvores e plantas cresciam livremente pelos jardins, com várias espécies misturados.
OBJETIVO
O presente memorial descritivo tem por objetivo especificar os detalhes da Praça, bem como seu paisagismo.
ELEMENTOS PRESENTES
a) Fonte: a fonte/chafariz é inspirada na França Renascentista, revestida com ladrilhos em tons de cores queimadas (terrosos e vermelhos), com a fonte em cimento queimado em três andares, com esguichos de água distribuídos em torno de sua forma redonda;
b) Playground: tem a forma comum dos playgrounds atuais, com os