Praça do Por do Sol e das Corujas
Praça Dolores Ibarruri - La Pasionata
(Praça das Corujas)
A Praça
Localizada na Vila Madalena a Praça das Corujas, foi iniciada na década de 40 e reformada em 2009 após reivindicações de moradores, considerada atualmente umas das mais belas praças do bairro.
A praça das corujas separa a Vila Madalena da Vila Beatriz, e o Alto de Pinheiro do Bairro de Pinheiros na zona oeste de São Paulo. Seu entorno possui ocupação de classe média alta.
Planta
Planta Original da Praça das Corujas, reformada em 2009 com o apoio de especialistas como os Arquitetos Paulo Pellegrino e Elza Niero e os
Engenheiros Mário T. Leme Barros e Rodolfo Scarati.
Concepção
A praça possui uma topografia acidentada que foi valorizada com pistas de passeio pavimentadas, diversos ângulos de visão, vegetação variada, possui em sua extensão um córrego aberto e limpo (Córrego das Corujas), além de uma horta comunitária com plantação de verduras (Horta da Corujas).
Córrego das Corujas
Horta das Corujas
Vista da topografia da Praça
Pista de Passeio
Programa e setorização de atividades
Um lugar que procura unir, as funções de retardamento, retenção e tratamento das águas pluviais com uso recreativo e social.
Recreação e Lazer - Academia
Recreação e Lazer - Playground
Implantação de Soluções técnicas
A praça das corujas tem biovaletas, que fazem com que a água da chuva desça através da praça e desemboque no córrego, retardando a onda de cheias. A ideia é mostrar que podem se dar soluções ao projeto paisagístico.
Considerada referência dos projetos paisagísticos, conta com a presença de elementos chamados Infraestrutura Verde para drenagem urbana.
Valetas que levam a água da chuva até o córrego
O acesso a praça é feito somente por pedestres na entrada principal, possui em seu percurso postes de iluminação e diversas lixeiras para descarte de lixos.
Entrada da praça
Lixeiras com informativos
Disponibilização de