Praça do avião
Em 1937, um relatório apresentado pelos irmãos Coimbra Bueno, recomendava ao governo a construção de um aeroporto completo.
O aeroporto foi feito com duas pistas em formato de cruz, na área que hoje se localiza o setor Aeroporto, sendo a pista a av. República do Líbano.
Em 1968, o aeroporto foi transformado em praça do avião. O Prefeito Iris Rezende inaugurou-a com um caça f-8 doado pela FAB, hoje possui uma réplica do 14-bis.
Então, quando alguém vier lhe perguntar, o que tem em Goiânia? Goiânia tem Pedal Cultural com a realização do Pedal Goiano (www.pedalgoiano.com.br) e COMUNICAR - Comunicação e Marketing (www.comunicar.com.br).
O mais engraçado é que quando coloquei no Google uma pesquisa “Praça do Avião Goiânia” me deparei com um texto crítico e ao mesmo tempo engraçado e verdadeiro. Em Goiânia existe praças com nomes estranhos, que um turista não consegue encontrar por não constar em nenhum mapa. Indico lerem o texto Goiânia, a cidade das praças secretas!
Vista da Bowl. Uma dessas praças é a Praça Santos Dumont. Conhece? Provavelmente não. Mas se eu disser Praça do Avião você irá saber de onde eu estou falando. Esse nome é dado graças a uma replica do “14 Bis”, o primeiro avião a voar, feito pelo engenheiro Santos Dummont que fica na praça. Alem da replica a praça também está repleta de obstáculos para um role ao seu gosto. Uma semi-bowl enorme para manobras de transições, bancos largos o suficientes para manuais, bordas para todos os gostos, uma escadinha para manobras em gaps, enfim, opções são o que não faltam. Seria