Praça de Artesanato e Alimentação
Justificativa do projeto.
A partir de um levantamento feito por estudos realizados pelo poder público local, constatamos as necessidades de atendimento aos “turistas” que visitam o monumento “Menino da Porteira” no trevo de acesso a cidade de Ouro Fino-MG na rodovia MG290.
A Praça de Alimentação e Artesanato será uma atração turística da cidade. Com essas informações, estudamos um local que pudesse abrigar, no mesmo espaço, expositores da área de alimentação e artesanato. Com projeto que oferecerá condições ideais para a comercialização de alimentos e artesanatos local. O projeto é uma antiga reivindicação dos artesãos de Ouro Fino-MG para atendimento aos turistas que visitam o monumento “Menino da Porteira”.
Objetivo.
O projeto elaborado pela Coordenadoria de Turismo faz parte do conjunto de obras e ações na área do turismo, que dentre outros, é integrar, agrupar, fomentar e conscientizar o quanto é importante levar a cultura e a história de Ouro Fino através do artesanato e comidas típicas valorizando a sustentabilidade.
O desenvolvimento e a implantação contará com total apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Fino que disponibilizará os recursos para implantação do projeto através de recursos oriundos do ICMS Turístico para ser construído 5 quiosques de 9 (nove) metros quadrados cada, com água e energia elétrica, equipados com pia, espaço para manipulação e estocagem adequada dos alimentos. O espaço contará com infraestrutura para servir comidas rápidas, doces e bebidas (conforme legislação estadual), artesanatos e obras de artistas ouro-finenses, será bem iluminado e possuirá câmeras de monitoramento 24 horas. Além de uma casa do “chapeiros” com 12 (doze) metros quadrados para abrigar profissionais liberais de movimentação de cargas (chapas).
Além da infraestrutura, propôs-se a capacitação dos expositores preparando-os para o uso do novo espaço, adotando novas práticas de trabalho higiene e