Prazer e sofrimento psiquico em cargos de gerencia
O objetivo do presente trabalho é apontar as existências de prazer e sofrimento psíquico relacionadas ao trabalho. Para tal serão abordados temas relacionados à vida profissional e a vida pessoal de pessoas que trabalham em cargos de gerencia.
Utilizando-se de um material de apoio, será realizado um texto explicativo sobre o prazer e o sofrimento no trabalho, abordando as principais dificuldades pelas quais muitos trabalhadores enfrentam.
Posteriormente, será apresentado o resultado de duas entrevistas feitas com gerentes administrativas de uma organização, e após uma análise feita em cima destas entrevistas.
Referencial teórico
O trabalho e suas dificuldades
Muitos teóricos se dedicaram ao longo de anos, pesquisando questões sobre o trabalho e as dificuldades encontradas nas suas diversas áreas profissionais, uma das dificuldades que merece destaque é a relação entre o trabalho e a família, pois esta dificuldade é enfrentada por diversos trabalhadores hoje em dia.
A autora Seligmann-Silva (1994) abordou à questão do tempo dedicado na relação trabalho-família, ressaltando que o tempo dedicado ao trabalho está diretamente interligado ao tempo dedicado a família, uma vez que dedicar maior tempo ao trabalho irá resultar em menor tempo com a família, o que acaba prejudicando a relação familiar em função do cansaço sentido pelo trabalhador. Também por este motivo, o autor Gasparini (1996), defende que é necessário que haja a conciliação entre o tempo do trabalhador e o tempo da organização como um elemento determinante para a qualidade de vida desta pessoa.
Seligmann-Silva (1994) alerta, que a tensão presente no trabalho, também afeta no relacionamento do trabalhador com seus familiares, pois muitas vezes este acaba sendo atingido pelas programações da jornada de trabalho e calendários da empresa, muitas vezes programado com pouca antecedência, isto acaba interferindo no planejamento familiar, fazendo com que o individuo deixe de lado seus