Prazer e sofrimento no trabalho
No Quadro de Funcionários do Laboratório Bioanálises
Aniele Caroline Tesser
Cursando o 8º Período de Administração - FAEC Marta Oliveira da Rocha
Cursando o 8º Periodo de Administração - FAEC
Resumo: Este estudo descreve os sentimentos de Funcionários de um Laboratório sobre de prazer e sofrimento no trabalho. A pesquisa tem fundamentação teórica. A metodologia adotada é a de pesquisa exploratório visando a abordagem qualitativa, utilizando-se questionários para a coleta dos dados. Os participantes da pesquisa reconhecem a existência de situações que geram prazer e sofrimento no Laboratório Bioanálises e admitem que é necessário que haja intervenção nas situações de sofrimento, com o objetivo de diminuí-lo e de potencializar as vivências de prazer na Organização.
Palavra-Chave: Sofrimento e Prazer no Trabalho
Contextualização
Com o crescimento da população mundial e o aumento significativo de empresas, o mercado de trabalho ficou mais exigente com seus colaboradores, buscando cada vez mais profissionais qualificados. Devido a essa exigência, os trabalhadores sofrem constantes pressões dentro do ambiente de trabalho, essas causam vários transtornos físicos e mentais a esses indivíduos. Outros já conseguem ter sucesso no ambiente de trabalho, se sentindo motivados e valorizados, juntamente com o reconhecimento e boas condições de trabalho. A existência de prazer e sofrimento nos processos de trabalho foi reconhecida e vinculada diretamente à qualidade das relações interpessoais, ao tipo e à organização do trabalho.
Problema da Pesquisa
O que causa prazer e o que causa sofrimento para o trabalhador dentro do ambiente de trabalho?
Justificativa
O Estudo sobre o Prazer e Sofrimento no trabalho, contribuirá para um melhor entendimento e reflexão, sobre as vivencias de prazer e sofrimento dentro de um ambiente de trabalho, e propiciará a analise da influencia destes processos na produção do trabalhador,