Praxia Global
Escola de Ciências da Vida e do Ambiente
Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde
Reabilitação Psicomotora
1. Epígrafe
A praxia global necessita de uma perfeita harmonia de jogos musculares em repouso e em movimento. A coordenação possui dois aspectos bem diferenciados: coordenação estática que é determinada pelo equilíbrio da acção dos grupos musculares antagonistas, que estabelece a função de tónus e permite a conservação voluntária de atitude. E a coordenação dinâmica determinada pela acção simultânea de grupos musculares diferentes para a realização de movimentos voluntários mais ou menos complexos.
(Fonseca, 2007)
2. Índice
3.
3. Introdução
Este trabalho tem como principais objectivos o reconhecimento da praxia global como elemento integrante do sexto factor psicomotor da bateria psicomotora (BPM) de Vitor da Fonseca, e como parte da terceira unidade funcional do modelo de Luria. Tem também como objectivo clarificar, mostrar e compreender aquilo que é a praxia global, bem como o modo de avaliação que a BPM nos possibilita a fim de apurarmos eventuais características da pessoa avaliada.
Quanto à estrutura do trabalho, teremos uma parte introdutória que será o nosso fio condutor, de forma a podermos entender aquilo que é a praxia global, de onde resulta e o porquê de avaliarmos este factor. De seguida teremos a explicação da utilização da BPM nas diversas actividades que este factor psicomotor exige avaliar e, por fim, teremos as conclusões a todo este emaranhado de informação, de maneira a clarificar e interiorizar os conteúdos. Entende-se por praxia global, a colocação simultânea de grupos musculares diferentes, com vista à execução de movimentos amplos e voluntários, envolvendo principalmente o trabalho de membros inferiores, superiores e do tronco. Uma resposta harmoniosa a uma acção previamente planificada leva a