Pratiques do profuncionário modulo 05
Pratique 1h
a) Você se sente em processo de educação contínua, permanente? Sim. Independente de ofertas de cursos que a gestão da escola me informa. Eu estou sempre buscando mais.
b) Como? Através do site do CEFAPRO, ou em outros sites dos quais tenho acesso. Também em instituições particulares.
c) Que conhecimentos e habilidades fazem parte de sua formação profissional, que não impreterivelmente são necessários em sua ocupação? Sinceramente não saberia explicar. Pois o trabalho que desempenho como agente de pátio não é só abrir e fechar um portão. Ou apenas olhar as crianças. Há dias em que sou uma amiga, uma tia ou até mesmo uma psicóloga. Portanto considero todos os meus conhecimentos necessários em minha ocupação profissional. d) Vale a pena a gente ter um diploma de advogado e continuar sendo vendedor em banca de jornal? Acredito que não importa se a formação vai muito além do necessário para desenvolver uma determinada função. Ou o que as pessoas vão falar. O que realmente importa em primeiro lugar é fazer o que traz felicidade. E depois então olhar a questão financeira. Pois, de acordo com o exemplo das duas profissões citadas acima, nem sempre desenvolver a carreira de advogado garante ganhar mais dinheiro do que ser dono de uma rede de banca de revistas e jornais.
Pratique 2
Em seu Município, você conhece pessoas que se submeteram ao exame de admissão? Entreviste-as, para sentir um pouco as dificuldades que elas enfrentaram e perceber como a educação brasileira mudou em quarenta anos.
Sim. José Lourival dos Santos de 71 anos, hoje residente em Chapada dos Guimarães, ele é o irmão mais velho do meu marido, por parte de pai. Na entrevista ele me disse que os exames eram complicados, pois além da taxa que tinha que ser paga. Ter 11 anos de idade e apresentar atestado de vacinação anti-variólica recente. O candidato ainda tinha que ler, ou melhor quase que decorar um