PRATICAS
Qual é a origem celular dos gametas?
Os gametas têm origem nas células germinativas primordiais (CGPs) do embrião. Entre a quarta e sexta semana de desenvolvimento, as CGPs migram do saco vitelino para parede do intestino em desenvolvimento e de lá para a parede dorsal do corpo. Por meio de mitoses elas se multiplicam durante o processo de migração. Em sua maioria, as CGPs povoa a região da parede corporal que dará origem as gônadas. Ao chegarem às gônadas as CGP ainda continuam em processo de multiplicação por mitose por intervalo de tempo e então iniciam a gametogênese. Onde, as células germinativas primordiais são convertidas em gametas maduros.
Aonde acontece a gametogênese feminina? E a masculina?
Nas mulheres, as células germinativas primordiais proliferam e se diferenciam em ovogônias. Por volta do quinto mês de desenvolvimento fetal, todas ovogônias iniciam a meiose e então passam a se chamar de ovócitos primários. Nos estágios inicias da meiose o processo para e os ovócitos primários ficam em dormência ate a puberdade. Nos homens, as células germinativas primordiais permanecem dormentes da sexta semana de desenvolvimento embrionário até a puberdade. Na puberdade, os túbulos seminíferos sofrem a maturação e as CGP diferenciam-se em espermatogônias. As espermatogônias passam por ondas sucessivas de meioses, gerando espermatozóides maduros.
Ou seja, nos homens acontece nos túbulos seminíferos e nas mulheres nas ovogônias.
Descreva a espermatogênese.
Processo seqüencial em que as espermatogônias são transformadas em espermatozóides maduros. As espermatogônias permanecem quiescentes nos túbulos seminíferos dos testículos desde o período fetal, e começam aumentar na puberdade. Depois de sucessivas divisões mitóticas, as espermatogõnias crescem e gradualmente sofrem modificações que as transformam em espermatócitos primários. Em seguida, sofre uma divisão reducional (8 dias), a primeira divisão