Praticas sustentáveis para projetos arquitetônicos em brasília
Para cada clima existem diferentes solicitações do meio externo em relação a edificação e por isso são requeridas estratégias específicas para cada caso. No projeto bioclimático o estudo preponderante é dar conforto térmico as pessoas que vão estar no local e em Brasília podemos destacar as seguintes estratégias.
1.1- Isolamento Térmico
Os isolantes térmicos podem ser utilizados em paredes e coberturas, sua funcionalidade e melhorar a temperatura interna dos ambientes. As características do material utilizado implicaram no resultado final, características tais como: espessura, localização, cor da superfície externa e da temperatura externa do ar.
Os isolantes servem de barreira na penetração de radiação solar. Edifícios com grandes circulações de pessoas, propicia que o calor interno seja maior, por isso o isolante térmico não tem um desempenho notório, nesses casos deve utilizar outras estratégias bioclimáticas. Podemos descrever abaixo os isolantes e sua faixa de uso para calor/frio: * Lã de Rocha de - 200 à 750ºC * Lã de Vidro de - 200 à 550ºC * Fibra Cerâmica até 1.400ºC e alguns produtos especificados até 1.600ºC * Silicato de Cálcio até 815ºC * Poliestireno Expandido (Isopor) de - 50 à 80ºC * Poliuretano de 80 à 100ºC (períodos curtos) * Manta isolante térmica aluminizada.
Fig. 02 – Demonstração da instalação efetuada ( WWW.fazfácil.com.br )
Fig. 01 – Esquema de montagem (WWW.fazfácil.com.br )
1.2- Uso da Reflexão
A reflexão é uma estratégia bioclimática simples, porém de bom desempenho. Ela funciona da seguinte forma, estruturas de cor clara como o branco ou metálica quando a radiação solar atinge a estrutura, parte dela é refletida, o que diminui a quantidade de calor que será absorvida pela a edifição. É o caso do museu nacional de Brasília.