Praticas sociais e subjetividades
Registro de Observação
Nome: Regina Aparecida Freitas Albuquerque RA: T435GG5
Tema: Subjetividade nos Parques Públicos
Data: 20/04/2013. Horário de Início:16h00. Horário de Término: 17h30.
Total de Horas nesta data: 1h30. Local: Parque "Maestro Nilson Lombardi" - Jd. Ipiranga – Sorocaba
O ambiente no qual escolhi para observar é um parque "Maestro Nilson Lombardi" – que está localizado no Jd. Ipiranga – Sorocaba – SP, próximo a uma periferia, o local proporciona a comunidade espaços de lazer, convivência, cultura, atividades físicas e esportes.
A área esportiva e de lazer do local conta com pista de caminhada, gramado, poucas árvores, arbustos, sistema de iluminação, quadra poliesportiva com arquibancada, pista de skate e playground, com gangorra, escorregadores, gira-gira, balanços e escalada. É grande, limpo, tem uma boa estrutura e organizado.
O espaço oferece um anfiteatro ao ar livre, em formato de arena, que sedia apresentações artísticas e culturais, inclusive as desenvolvidas pela própria comunidade.
No primeiro dia de observação, foi possível notar diversos comportamentos que o individuo realiza em função do ambiente com a subjetividade, um deles é referente à relação que as crianças têm uma com as outras, pelo fato do ambiente se amplo e possuir bastante brinquedo, as crianças ficam espalhadas neles, assim elas pouco interagem umas com as outras, elas normalmente brincam com os pais que estão acompanhando, com amiguinhos que já conhece ou parentes, algumas até se afastam quando outra criança se aproxima para brincar, em relação a esse comportamento fico claro como a subjetiva influência nos comportamentos, pois os pais ficam presente o tempo todo do lado das crianças, alguns se envolve tanto que até mesmo sobem nos brinquedos com as crianças, controlando o comportamento e se tornando o principal contato da crianças, porém mesmo com esse controle dos pais, esse ambiente demonstra proporcionar