praticas radiologicas cranio
O crânio é a estrutura óssea que forma o esqueleto da cabeça. Situado na parte mais alta do corpo humano, ele é sustentado pela coluna cervical. Possui um formato oval e, é levemente maior em sua parte posterior do que na parte frontal.
É composto por uma serie de ossos planos e irregulares, que são imóveis (exceção da mandíbula), totalizando 22 ossos.
Ossos do Crânio
O crânio propriamente dito é composto por oito ossos, que se articulam firmemente para proteger o encéfalo.
Os ossos que constituem o crânio são:
Parietal - 2 ossos que formam as partes laterais superiores e o teto craniano.
Temporal - 2 ossos que formam as partes laterais inferiores do crânio. Na parte petrosa do osso temporal (também conhecido como ROCHEDO) ficam ossículos da audição: Martelo, bigorna e estribo; processo mastóide; canal do nervo facial; canal carótico; processo estilóide, que da fixação ao osso hióide; o MAE; fossa mandibular, uma ponte óssea entre os ossos zigomaticos e temporal.
Ossos que formam a parte posterior e a maior parte da base do crânio:
Occipital - Osso que forma a parte posterior e a maior parte da base do crânio.
Esfenóide - constitui parte da base anterior do crânio, pode ser visto lateralmente e inferiormente. Lembra a forma de um MORCEGO e tem uma cavidade aérea. Encontra-se nele o seio esfenoidal; a sela turca ou túrcica - onde abriga a glândula hipófise; também conhecida por glândula pituitária; a asa maior e a asa menor.
Etmóide - localiza-se na parte anterior do assoalho do crânio entre as órbitas, formando o teto da cavidade nasal. Neste osso encontramos cavidades aéreas denominadas células etmoidais; uma crista que serve de fixação para as meninges do encéfalo chamada crista etmoidal; lamina crivosa; lamina perpendicular; conchas nasais (suprema superior e media).
Suturas Cranianas:
Definição: Tecido fibroso que conecta os ossos do crânio. As fibras (suturas) e espaços