praticas investigativas
Departamento de enfermagem
Práticas Investigativas em Anatomo - Fisiologia
RIO DE JANEIRO
2014
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Departamento de Enfermagem
Distúrbio Neurofisiológicos no período Gestacional
Tema: Ansiedade na Gestação
Alunas : Brenda Carrascoza, Débora Pacheco e Angélica Soares
RIO DE JANEIRO 2014
Introdução
A gravidez é um período pelo qual a mulher passa por diversas transformações sejam elas psicológicas , biológicas e sociais . Demora bastante tempo até que a mulher esteja adaptada a todas as mudanças pelas quais passa em tal período . Não é de se admirar que elas passem por períodos de muita ansiedade ,mesmo que sem contornos patológicos . No período gestacional , a mulher demonstra diferentes tipos de reações que talvez não sejam fáceis de explicar. O Sistema Endócrino está diretamente ligado as alterações do corpo como um todo , tal afirmação poderá explicar a ansiedade no período gestacional , pois a gestação é um período pelo qual a mulher tem um grande aumento hormonal , para suprir as necessidades do seu corpo e do corpo que está em formação dentro de si . A maior parte dos autores considera, assim, que muitas mulheres apresentam valores elevados de sintomatologia ansiosa durante a gestação(1) .
As taxas de prevalência dos estudos sobre tal distúrbio mostram que ele é muito mais comum em mulheres no período gestacional do que no período do puerpério (pós-parto).(2)(3)
Neste estudo levaremos em conta também alterações cardiovasculares , pois durante a gestação aumenta-se o débito cardíaco cerca de 30 a 50 % , e após a trigésima semana da gestação este débito cardíaco tende a diminuir , o volume sanguíneo tende a aumentar juntamente com o débito cardíaco .
Importa agora levar em consideração , as consequências implicadas a evolução e