Praticas FBV QUIMICA GERAL
Prof. Flávia Ferreira
Experimento 1 – Materiais de Laboratório
1. Objetivo
Conhecer os equipamentos, materiais e as técnicas de medida de volume utilizada em laboratório de química.
2. Materiais e Reagente
Béquer com escala; Erlenmeyer com escala; Proveta com escala; Pipeta graduada com pipetador de borracha (Pêra); Pipeta volumétrica; Bureta; Balão volumétrico; Tubos de ensaio; Pisseta e água.
2.1. Procedimento experimental
1. Medir 50, 25 e 10 ml de água em um béquer e transferir para a proveta. Verificar medida na escala.
2. Medir 50, 25 e 10 ml de água em um erlenmeyer e transferir para a proveta. Verificar medida na escala.
3. Faça a calibração de um bureta.
Fixar a bureta limpa, seca e vazia em um suporte universal. Lavar duas vezes a bureta com 5 ml do reagente (água) que será medido. Este é adicionado na bureta por meio de um funil (se a bureta já tiver um funil próprio não é necessário usar um externo) e cada porção deve ser escoada totalmente antes de uma nova adição. Enche-se a bureta até um pouco acima do zero da escala, abre-se a torneira para encher a ponta e expulsar o ar. Deixa-se escoar o líquido até ajustar o menisco na escala. Quando se calibra uma bureta, deve-se tomar o cuidado de eliminar todas as bolhas de ar existentes no interior do instrumento.
Em seguida, transferir gota a gota os primeiros 25 ml. Marcar o tempo transcorrido. Ler o volume escoado. Aguardar 30 segundos e ler novamente o volume do líquido. Repetir a operação para o volume do líquido restante na bureta. Comparar os resultados. Em seguida, transferir o volume da bureta para um béquer e a seguir para uma proveta. Comparar as escalas.
4. Pipetar 25 ml de água usando a pipeta volumétrica. Transferir para a proveta. Comparar a precisão na escala.
5. Pipetar, com uma pipeta graduada, 1 ml, 3 ml, 5 ml, 8 ml, 10 ml e transferir