Praticas de microbiologia em laboratorio
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA QUÍMICA E DE ALIMENTOS
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS I
ALUNOS: JOYCE DA NÓBREGA SOUZA
PRATICAS DE LABORATÓRIO
Professora: Janeeyre Ferreira Maciel.
João Pessoa – Paraíba
Fevereiro de 2013 1. Preparação de Lâminas a Fresco
1.1 Introdução
O exame a fresco é um método muito simples, consistindo na observação ao microscópio de células, pequenos organismos vivos ou fragmentos de tecidos vivos, num meio líquido o mais próximo possível do meio natural desses organismos. Para que a célula sobreviva o maior tempo possível, é necessário o uso de líquidos chamados conservadores fisiológicos, os quais são soluções que proporcionam às células que estão sendo observadas, condições as mais aproximadas possíveis do seu ambiente natural. Isso possibilita um exame mais prolongado.
1.2 Objetivo
Permiti a observação de estruturas vivas, de modo a poder observar manifestações funcionais, além de ser importante na contraprova de outros métodos de estudo de estrutura celular que utilizem o estudo de células mortas.
1.3 Procedimento * Utilizamos uma amostra da levedura Saccharomyces cerevisae, que estava desidratada. * Pegamos uma lamina que esteja bem lavada. Transferiu uma gota de suspenção da levedura, colocando sobre ela uma lamínula. * Levando ao microscópio para ser observado nas objetivas de 4X E 40X
1.4 Conclusão
Na objetiva de 4X não dava para ser observada nitidamente, já na de 40X foi onde teve a melhor visualização. Uma levedura típica consta de células ovais, que se multiplicam assexuadamente comumente por brotamento ou gemulação. Como células simples, as leveduras crescem e se reproduzem mais rapidamente do que os bolores. Também são mais eficientes na realização de alterações químicas, por causa da sua maior relação área/volume.
1. Coloração Simples
2.1 Introdução
Torna-se necessário fixar e corar as bactérias para o estudo