Praticas De Execu O E Controle Nas Empresas 1 1
ALMEIDA, Leidiane Ferreira de
CAMPOS, Jamilla Barbosa
JUNIOR, Zanoni Junqueira Vilela
MUNIZ, Silvia Wendorff
NOGUEIRA, Maria Emília
VALE, Natalia Gomes do
ORIENTADOR: CAMELO, William Lopes
2 JUSTIFICATIVA
2.1 Práticas de execução e controle nas empresas modernas
O processo administrativo é um conjunto de atividade inter-relacionadas e de correlação que são o planejamento, organização, liderança, execução e controle. A ligação entre as funções fazem com que as empresas alcancem o sucesso desejado. Segundo Chiavenatto, (1993 p.95), Taylor desenvolveu uma “Organização Racional do Trabalho”, determinado a divisão de responsabilidades que abrange o planejamento, controle e execução, propondo uma estruturação sistemática do gerenciamento das organizações, o que se baseava em fundamentos militares e de engenharia. Para descrever as atribuições da gerência, Taylor estabeleceu quatro princípios: do planejamento, do preparo, do controle e da execução.
Princípio de planejamento: substituir o critério individual do operário e a improvisação do tipo empírico-prático por métodos baseados em procedimentos científicos. Princípio de preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Preparar também máquinas e equipamentos por meio do arranjo físico e disposição racional das ferramentas e materiais.
Princípio de controle: controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto.
Princípio da execução: distribuir as atribuições e responsabilidades, para que a execução do trabalho seja feita pelos operários.
Nas administrações das empresas modernas execução consiste em realizar atividades planejadas por meio de energia humana e outros tipos de recursos, como informações, energia tempo, para