Praticas curriculares
Reproduzir e conferir as linhas de campo magnético, pelo qual iremos identificar as variáveis do sistema e as relações que existem entre elas. Definir os componentes horizontais do campo magnético terrestre, averiguar a relação entre campo magnético e número de espirais.
2. INTRODUÇÃO
Mostrar o conceito de linhas de campo em materiais magnéticos. Em quase todos os lugares o campo magnético tem um elemento perpendicular á superfície da terra, e para defini-lo é preciso saber a sua inclinação e declinação magnética. A primeira é medida através da bússola vertical, que possui um eixo de rotação na horizontal e a declinação magnética é medida através da bússola que possui um eixo de rotação na vertical.
3. LINHAS DE CAMPO MAGNÉTICO
Determinadas pedras tem a propriedade de atraírem pedaços de ferro ou agir mutuamente entre si. Estas foram denominadas imãs, e os fenômenos, que de modo involuntário se manifestavam na natureza, foram chamados fenômenos magnéticos. Se tomarmos um imã em forma de barra e distribuirmos limalha de ferro sobre ele, notaremos que a limalha se ajuntará nas extremidades da barra, isto é, ela é atraída com maior intensidade para estas extremidades. A direção do vetor campo magnético é a direção da reta definida pela agulha e o sentido do vetor campo magnético é do pólo S ao pólo N da agulha. Para definir a configuração do campo numa determinada região do espaço, deve-se repetir essa ação em muitos pontos dessa região, o que pode precisar de muito tempo. Uma forma pitoresca de representar os ajustes de um campo magnético é através das linhas de campo. As linhas de campo associadas a um dado campo magnético são desenhadas obedecendo às seguintes combinações: •Toda linha de campo magnético é incessante e fechada, saindo do pólo N e chegando ao pólo S por fora do imã e saindo do pólo S e chegando ao pólo N por dentro do imã. •Apenas uma linha de campo