Praticas circences
Índice:
Introdução ____________________________________________________________1
Historia_______________________________________________________________1
Historia no Brasil________________________________________________________1
Modalidades___________________________________________________________2
Conclusão_____________________________________________________________6
Bibliografia_____________________________________________________________7
Introdução
A prática circense, conhecida também como Artes Circenses é uma área do circo que era destinada apenas ao entretenimento, hoje passou a ser vista como uma forma de manter o bom condicionamento físico e a saúde. Com treino pode ser uma atividade que treina a agilidade e a coordenação motora. Tudo depende das experiências corporais de cada um e suas habilidades. “Em geral, esses exercícios ajudam a fortalecer a musculatura, aumentam a força, melhoram a flexibilidade e beneficiam a coordenação motora”, explica Rosana Jardim, diretora da Academia Brasileira de Circo.
Historia:
Os primeiros registros sobre as artes circenses foram encontrados na China, onde pinturas de quase 5.000 anos foram descobertas, apresentando imagens de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. A acrobacia era uma forma de treinamento para os guerreiros e militares, onde era necessária agilidade, flexibilidade e força. Com o tempo, a essas habilidades se agregou a graça, beleza e harmonia.
O primeiro circo europeu moderno, com picadeiro e arquibancada, foi inaugurado em Londres em meados do séc. XVIII por Philip Astley, um oficial da Cavalaria Britânica. O Astley’s Amphitheatre era um anfiteatro suntuoso e fixo, pois os espetáculos seriam todos apresentados no mesmo local. Seus shows ficaram conhecidos no mundo todo, devido à grande quantidade de turistas que visitavam Londres na época. Em aproximadamente 50 anos, muitos circos foram criados e rapidamente se espalharam pelo mundo.
A palavra circus