pratica
Maiara Felisberto
Prof. Orientador Adriana Souza Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0511) – Estágio I
23/01/2014
RESUMO
Este trabalho tem como enfoque a contribuição dos jogos educativos como instrumento facilitador da aprendizagem. É através das brincadeiras, dos jogos e dos brinquedos que as crianças interagem com o mundo e acabam fazendo suas próprias descobertas. A construção de jogos didático-pedagógicas além de ser uma alternativa divertida e educativa para os alunos ingressarem em convívio com o objeto de estudo, acaba facilitando o trabalho do professor e possibilitando-lhes métodos de trabalhar em sala de aula e de nivelar todos os alunos. É de suma importância a valorização da brincadeira para o educando, pois a mesma ganhou mais evidência nos aspectos cognitivos, pois de uma atividade lúdica passou a dar contribuições essenciais nas áreas de obtenção do conhecimento. No mundo das brincadeiras e dos jogos no qual o aluno aprende a impor as regras, a brincadeira não é uma ação natural, mas sim uma ação social e humana que presume contextos sociais, a partir dos quais o educando comanda uma nova realidade e determina suas regras.
Palavras-chave: Educação. Lúdico. Jogos.
1 INTRODUÇÃO O presente trabalho consiste no relato de minha experiência docente, desenvolvida em escolas estaduais de ensino com turmas de 1º ao 5ºano e do SAEDE ( Serviço de Atendimento Educacional Especializado). A área de concentração escolhida para trabalhar foi a de metodologias de ensino com a utilização de jogos e brincadeiras.
Os jogos e brincadeiras são ferramentas importantes e determinantes para a evolução da criança e do adolescente, pois é no jogar e no brincar que as mesmas desenvolvem capacidades necessárias para o seu processo de alfabetização. Os objetivos educacionais que foram propostos foram a articulação dos jogos e das