Pratica serviço social
A atuação de profissionais de Serviço Social na área jurídica é historicamente conhecida e, cada vez mais, vem sendo requisitada, por sua relevância para o melhor encaminhamento e resolução de conflitos inter e extra-judiciais.
De acordo com fontes bibliográficas, o Assistente Social é requisitado nas Varas de Família para atuar nos processos em litígio, cuja complexidade, exige a atuação de profissionais capacitados para atender esta demanda. Sempre que necessário, o juiz solicita para o profissional informações precisas sobre o caso em questão, seja através de estudos sociais, perícias, laudos ou pareceres. Em algumas situações as partes processuais também solicitam do juiz a atuação do Assistente Social junto aos casos
A natureza dos processos em que o assistente social é chamado a atuar diz respeito a: Guarda; Posse e Responsabilidade; Separação Litigiosa e Consensual; Divorcio Litigioso e Consensual; Regulamentação de Visitas; Pensão de alimentos; Oferta de alimentos; Suspensão ou perda do pátrio poder, Busca e Apreensão, Separação de corpos, Tutela, Curatela, Interdição entre outros.
2.3.1 INSTRUMENTOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS PELO ASSISTENTE SOCIAL NO DECORRER DA PRÁTICA COTIDIANA
Entre as várias atribuições e requisições que demandam atualmente o trabalho do Assistente Social no Núcleo de Conciliação das Varas de Família, estão os instrumentos técnico-operativos componentes intrínsecos destes profissionais para a efetivação do trabalho. O seu uso adequado possibilita o conhecimento dos sujeitos atendidos e das relações que estabelecem no meio em que vivem, possibilitando a intervenção frente às demandas judiciais, podemos citar, entre outras, as de:
1. Estudo social:
O estudo social tem sido no decorrer da atividade profissional, o documento pelo qual o Assistente Social tem manifestado o seu trabalho técnico e cientifico,