Pratica pedagógica e metodológica
UM BREVE HISTÓRICO DE CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS
Maria de Lourdes Bezerra
Conceito
A prática pedagógica expressa as atividades rotineiras que são desenvolvidas no cenário escolar. Podem ser atividades planejadas com o intuito de possibilitar a transformação do individuo na aquisição do conhecimento para a formação da cidadania tendo a dimensão do depósito de conteúdo como característica central. Portanto, sendo a prática pedagógica parte de um processo social, ela envolve uma dimensão educativa muito maior, que vai desde o âmbito escolar ate a dinâmica das relações sociais que venha a produzir conhecimentos. Assim, os movimentos sociais de trabalhadores, por exemplo, produz uma prática pedagógica, que é social, trazendo conteúdos centrais como a política, a estratégia de negociação, a organização, a definição de objetivos, a articulação com outras organizações sociais, desenvolvendo teias ou redes de informação e ação política.
Características da prática pedagógica
No entanto, todo o eixo do trabalho pedagógico se desloca a partir de uma compreensão intelectual para a atividade prática, ou seja: do aspecto lógico para o psicológico, dos conteúdos cognitivos para os métodos ou processos de aprendizagem, do professor para o aluno, do esforço para o interesse, da disciplina para a espontaneidade, da quantidade para a qualidade.
Por isso é que a ciência pedagogia se configura como uma teoria da educação que vem a estabelecer os princípios da prática sobre a teoria. Porem é a prática que determina a teoria. A partir de uma ciência teórica voltada para a educação se constituiu uma pedagogia preocupada com o sujeito inserido na nova sociedade que se apresenta a partir do tecnicismo, porem um sujeito pensante e dotado de sentimentos esta foi uma das características da escola nova que preconiza uma escola com praticas pedagógicas que possibilita ao aluno a participação