Pratica pedagogica
A Educação Básica está organizada em séries anuais, períodos semestrais e ciclos.
A educação é dever da família e do estado.Tem por finalidade o desenvolvimento do aluno e sua preparação para a cidadania e para o mercado de trabalho.A nação assegura a participação de todos os brasileiros nesta etapa oferecendo ensino baseado nos seguintes princípios:igualdade de condições e permanência na escola, liberdade de aprender, apreço a tolerância ,coexistência de instituições públicas e privadas de ensino, gratuidade do ensino público, valorização do profissional da Educação, entre outros direitos garantidos por lei.
A valorização do aluno enquanto pessoa é um grande passo.Uma vez que a experiência que cada um trás consigo é de extrema relevância quando o assunto é Educação. Levar em consideração os conhecimentos prévios desses educandos é garantir que os mesmos se desenvolvam para o exercício da cidadania e posteriormente para o mercado de trabalho.
As implicações geradas pela flexibilidade da educação são garantidas por lei gerando assim autonomia, competência para o trabalho e cidadania.Essa flexibilidadeé oferecida à escola,ao professor e ao alunoo através de recuperações paralelas,com progressão parcial, avanços em cursos e séries,organização de turmas:série, idade entre outros.
As Diretrizes Curriculares constituem um conjunto de definições doutrinárias sobre princípios. A organização de cada escola são apresentadas por lei.Levando em consideração os direitos e deveres de todo cidadão.
A descentralização do ensino geram responsabilidade que devem ser respeitadas e realizadas por todos os níveis da educação,são vínculos entre família,comunidade e escola.
Incumbe a União de estabelecer em colaboração com Estados, Distrito Federal e Municípios competência e diretrizes para o Ensino Básico.
DCN-Diretrizes curriculares Nacionais são um conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da Educação