PRATICA PEDAGOGICA
PRÁTICA PEDAGÓGICA
(eSTRUTURANDO PEDAGOGICAMENTE A ESCOLA)
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS
NÚCLEO DE JABOTICABAL
JABOTICABAL
2008
FICHAMENTO DE LIVRO
Grispino, Izabel Sadalla. Prática Pedagógica (Estruturando Pedagogicamente a Escola). São Carlos: Compacta, 2004.
Este livro apóia-se na pedagogia da cooperação, libertadora, interativa. Integrar o aluno no ambiente escolar é a grande estratégia para o principio de inclusão. O conhecimento deve estar relacionado com a realidade de onde o aluno sai. Em cada realidade a um código, em nível diferente de elaboração, que distingue as diferentes falas.
“O livro registra uma fase determinada da educação brasileira, com maior enfoque da educação pública” (Grispino, 2004, p.15).
O professor deve pesquisar o universo de linguagem de seus alunos e trabalhar, em sala de aula, com os níveis encontrados. Descobrir qual é o discurso, qual a cultura que o sedimenta e aceitar a sua fala.
O professor descobre, na voz do aluno, valores que representam a cultura de sua realidade, e o aluno descobre que sua voz tem importância para o professor. Estabelece-se uma relação educativa de estimulo e confiança. O aluno da classe pobre, ao não se sentir humilhado culturalmente, eleva sua auto-estima, que vai garantir sua permanência na escola.
A alfabetização é um ponto chave na aprendizagem. Ela, também deve partir do estudo da cultura da comunidade do aluno. A escola reconhecendo e respeitando o universo de onde o aluno veio, adaptando-se a ele, fará uma adequação cultural do que ele trouxe com o novo universo oferecido por ela, evitando que ele se sinta estranho no ninho.
Assim, como estas, outras posturas educacionais fazem parte deste livro, trazendo momentos de reflexão, de adequação à época em que vivemos.
O livro é dividido em sete partes, cada parte trata de um assunto, a primeira parte trata-se do professor.
“O professor é um eleito, um escolhido, um ser especial. Só ele tem em