Pratica- patrimonio cultural
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO INSTRUMENTO DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL.
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em História
Patrimônio Cultural: Técnicas de arquivamento e introdução a museologia
Prof.ª Samanta Colhado Mendes
Ji-Paraná/2012
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO INSTRUMENTO DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL.
Real Forte Príncipe da Beira
Publico Alvo – alunos de 9º ano de ensino fundamental e 3º ano de ensino médio da Escola estadual de ensino fundamental e médio Aluízio Ferreira em Ji-Paraná/RO.
Metodologia.
Para realização desse projeto e sua maior eficácia serão ministradas palestras para o publico alvo sobre o Forte Príncipe da Beira, onde serão exibidos filmes e painéis. Será feita também uma avaliação escrita para medir o desempenho que o projeto obteve na escola e, após o trabalho feito em sala de aula juntamente com o apoio da equipe gestora da escola, faremos uma excursão à cidade de Costa Marques levando os alunos para conhecer o Forte.
Objetivos.
• Valorizar o Patrimônio Histórico Cultural de Rondônia;
• Mostrar aos alunos a importância da preservação desse patrimônio, bem como introduzi-los a educação patrimonial.
Recursos.
• Materiais impressos;
• Cartolina;
• Materiais em vídeo;
• Aluguel de ônibus.
Introdução
É necessário trabalhar o Patrimônio Cultural nas escolas para que se possa estabelecer uma boa relação das pessoas com suas heranças culturais, pois assim cada um perceberá sua responsabilidade pela preservação e valorização desse patrimônio, e esse processo fortalece a inclusão social das pessoas ao conhecimento.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN é o órgão que cuida de nosso patrimônio cultural. Ele preparou um Guia Básico de Educação Patrimonial, o qual contem propostas para o desenvolvimento de ações que auxiliem o conhecimento das pessoas referente às questões do patrimônio cultural.