Pratica integradora
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 9
1. SUMÁRIO EXECUTIVO 10
2. O PRODUTO/ SERVIÇOS 10 e 11
2.1 Serviços DA 11
3. CONCORRENTES 11 e 12
4. DESCRIÇÃO GERAL E PERFIL DA EMPRESA 12
4.1 Empresa 12
4.1.1 Definição da Empresa 12
4.1.2 Missão / Visão de Futuro 12e 13
4.1.3 Estrutura Organizacional 14 a 20
5. ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO 20
6. Plano Financeiro 20 e 21
7-CONCLUSÃO 22
8-BIBLIOGRAFIA 23
Introdução
Este trabalho retrata a elaboração de um plano de negócio que visa à criação e uma empresa fictícia: a Autoescola e Centro de Formação de Condutores Souza’s. Para o seu desenvolvimento foram feitas diversas reuniões definindo-se uma diretriz para buscar a adequação e melhor forma de exprimir as informações obtidas pelos autores através de pesquisas realizadas na Internet e nos livros. Todas as informações contidas no projeto foram baseadas em dados reais. Cada integrante deste projeto teve a responsabilidade atribuída a um item, que foi posteriormente analisado e avaliado pelos demais, já que o mesmo obedecia a uma sequência onde cada item baseava-se em informações do antecessor.
1- Sumário Executivo
Atualmente chamadas de Centro de Formação de Condutores (CFC), as auto-escolas são entidades públicas ou privadas, integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, que possuem administração própria e corpo técnico habilitado para a capacitação teórico/prática de condutores de veículos automotores.
O Sistema Nacional de Trânsito, instituído pelo Código Brasileiro de Trânsito, é composto por diversas entidades com responsabilidades normativas, consultiva, fiscalizadora e de educação para o trânsito. Cabe aos CFC´s o papel de capacitar condutores, estimulando uma convivência social harmoniosa no trânsito das cidades brasileiras.
A adoção de novas normas de trânsito, nos últimos anos, atribuiu um papel de maior responsabilidade aos CFC´s (com previsão de penalidades para infrações / falhas observadas no