Pratica Integradora Módulo 8.1
1. Análise do ambiente externo
Fatores de Macroambiente
Variáveis demográficas: A população do bairro é composta por 550 familiais totalizando 1850 pessoas. Com crescimento anual em torno de 3%, cuja idade média está em torno de 32 anos.
Variáveis econômicas: No momento a economia interfere negativamente no mercado varejista, pois temos inflação em alta, com desvalorização do real e aumento do dólar.
Variáveis tecnológicas: Com o aumento do acesso da população a internet, vem crescido substancialmente a venda de produtos por este canal. Ruim para quem não trabalha com este canal de venda, mas oportuno para quem puder investir neste canal.
Político geral: Questões ambientais que focam o descarte de produto tem onerando a atividade.
Fatores do Microambiente
Cliente : A clientela é formada por famílias da classe B, cuja renda na maioria vem de pessoas que trabalham nas empresas automobilísticas da região industrial de São Bernardo, portanto com bom salário, e dão valor a um bom atendimento e ambiente agradável para realizarem suas compras.
Concorrente: Existe uma forte concorrência principalmente pelos grandes varejistas como Extra e Carrefour que nos últimos anos começaram a trabalhar com lojas menores, chamadas de “Lojas de Bairro”, com o objetivo de concorrer com os pequenos varejistas de bairro. Para o pequenos varejista concorrer com estas empresas grandes ele tem uma importante vantagem competitiva que é o atendimento, geralmente eles trabalham com suas famílias o que pode proporcionar o ambiente mais acolhedor.
Fornecedores: A grande dificuldade deste supermercado é conseguir dos fornecedores preços melhores, pois como ainda tem baixo giro de mercadoria não conseguem descontos melhores.
Agências reguladoras: Os comerciantes deste ramo estão passíveis a fortes pressões por parte dos agentes de vigilância sanitária, onde muitos são de má índole acostumados a tratar as questões através de