pratica fisico quimica caracterizacao do peroxido de hidrogenio
A decomposição é indicada pela formação de gás e somente com uma pequena remoção de calor pelo aumento da temperatura. Os fatores que influem na estabilidade das soluções de peróxido de hidrogênio são, principalmente, a temperatura, o valor do ph, e, sobretudo, a presença de impurezas com efeito de decomposição. É utilizada a seguinte formula da calorimetria, para observar se ocorreu o aumento da temperatura: Q= (m. C + w). ∆t, Onde a capacidade calorífica do calorímetro e dada por W.
Materiais e reagentes
Calorímetro
Termômetro
Proveta de 200 mL
2 Provetas de 50 mL
Balão Volumétrico de 1L
Balão Volumétrico de 500 mL
Bureta de 50 mL
Erlenmeyer de 600 mL
Suporte Universal
Garras
Balança Analítica
Solução de Peróxido de Hidrogênio (0,2 M
Solução de Permanganato de Potássio () 0,1 N
Solução de Ácido Sulfúrico () 2 N
Procedimentos
Preparou-se uma solução 500 ml de peróxido de hidrogênio em 0,2 M a partir de uma solução de 3% em peso de . Em seguida, titulou-se uma amostra da solução com 0,1 N de .
A fim de fazer a titulação, adicionou-se 100 ml de solução de padronizado no calorímetro, em seguida, agitou-se a solução e foram anotadas as temperaturas até que o equilíbrio térmico fosse atingido. Após esse processo, adicionou-se 2g de dióxido de manganês no calorímetro e depois de ter sido agitado, as temperaturas foram registradas até que fossem atingidos valores constantes.
1. Titulação do
Preparou-se uma solução de 250 ml com 1,7g de oxalato de sódio em um balão volumétrico e com uma pipeta foram transferidos 25 ml da solução para um béquer de 600 ml, onde em seguida foram adicionados 150 ml de 2,0 N. iniciou-se a titulação até que a coloração rosada desaparecesse completamente. Posteriormente, a