Pratica do Ensino de Ciências
A Educação, é um processo continuo que ocorre em diversos contextos sociais, possibilitando a construção de novos conhecimentos, o crescimento pessoal e o melhor relacionamento do indivíduo na família, escola, comunidade, sociedade. É através de trocas de experiências que ampliamos nosso conhecimento, mudamos nossas ações e nossa forma de ver e sentir o mundo.
Segundo PADILHA, 2001, “O Planejamento de Ensino é o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constante interação entre professor e aluno e entre os próprios alunos.”.
A participação dos membros escolares é fundamental para garantir a gestão democrática da escola, pois é assim que todos os envolvidos no processo educacional da instituição estarão presentes, tanto nas decisões e construções de respostas (planos, programas, projetos, ações e eventos) como no processo de implementação, acompanhamento e avaliação (LIBÂNEO, 2001). A relação educador - educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente. Por essa razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.