Pratica do Calorimetro
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA – 1º ANO
DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
DOCENTE: JAMILE MARIANO MACEDO1
DISCENTES: DEBORA EVELLYN, JOAO PEDRO RODRIGUES, MÁRCIA BROCOLI, REBEKA LAVORATTI, SARAH JÉSSICA2.
CALORIMETRIA
Resumo: Na prática em questão levaram-se os discentes ao laboratório para iniciar a pratica do calorímetro. O calorímetro pode ser usado para especificar o calor das substâncias.
Palavras-chave: Calorímetro, temperatura, analise.
Abstract: In practice in question carried up the students to the lab to start practicing calorimeter. The calorimeter may be used to specify the heat of the substances.
Keywords: Calorimeter, temperature, analysis.
1. Introdução:
Quando se é estudado os conceitos sobre equilíbrio térmico de duas ou mais substâncias, vê-se que corpos de temperaturas diferentes quando colocados em contato, após algum tempo eles atingem a mesma temperatura. A explicação para esse fenômeno foi proposta por muito tempo se baseando em um modelo chamado de calórico. Nesse modelo, dizia-se que todos os corpos eram possuidores interiormente do calórico que era uma substância fluida e invisível e de peso desconsiderável.
Ainda nesse modelo dizia-se que quanto maior fosse à temperatura do corpo, mais calórico ele possuía em seu interior. Portanto, quando dois corpos com temperaturas diferentes eram colocados em contato, ocorria a passagem de calórico do corpo mais quente para o corpo mais frio, acarretando uma diminuição na temperatura do primeiro e um aumento na temperatura do segundo corpo. Dessa forma, o fluxo de calórico só parava quando os corpos atingissem o equilíbrio térmico. A ideia de calórico não durou muito tempo, sendo logo substituída por outra teoria mais plausível, na qual o calor é considerado como uma forma de energia.
Hoje sabemos que calor é a energia transferida espontaneamente de um corpo para outro, em virtude, unicamente, de