pratica de quimica
CENTRO DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
QUÍMICA GERAL PARA ENGENHARIA
EXPERIMENTO 5:
Estequiometria e rendimento
Fortaleza, julho de 2013
INTRODUÇÃO
A estequiometria é usada para calcular a quantidade exata de reagentes que é preciso para se obter uma determinada quantidade de produto em uma reação química.
Uma das primeiras coisas que se deve ser capaz de determinar, quando se fala de algum tipo de cálculo de estequiometria, é entender bem o conceito de produtos e reagentes.
Nos cálculos estequiométricos, a quantidade de matéria sempre se conserva, ou seja, a quantidade de um determinado elemento nos reagentes será a mesma nos produtos. Por isso que, muitas vezes, se torna necessário em um cálculo estequiométrico o balanceamento de uma determinada reação química. No cálculo estequiométrico, determina-se a quantidade de produtos que podem ser obtidos a partir de certa quantidade de reagentes consumidos, para a partir dai, junto com experimentos em laboratório, calcular os rendimentos.
Vários fatores afetam o rendimento dos produtos em uma reação química: a quantidade de reagentes, reversibilidade da reação, condições de reação etc. condições experimentais como, por exemplo, a temperatura e a pressão podem ser ajustadas de modo a amentar o rendimento de um produto em uma reação química, entretanto devido aos reagentes interagirem de acordo com uma dada razão em moles (estequiométricamente), esse acréscimo é limitado as quantidades iniciais dos reagentes. O reagente que determina a quantidade de produto formado é denominado reagente limitante. Para melhor entender o conceito de reagente limitante vamos observar a reação de fosfato de sódio hidratado (Na3PO4.12H2O) com cloreto de Bário hidratado (BaCl2.H2O) em sistema aquoso. A reação é a seguinte:
2 Na3PO4.12H2O + 3 BaCl2.2H2O Ba3(PO4)2 + 6 NaCl + 30 H2O
Como os dois sais que reagem e o NaCl são solúveis em água e o fosfato de bário é