pratica de gravimetria
PRÁTICA DE ANÁLISE GRAVIMÉTRICA
INTRODUÇÃO:
MATERIAIS
Béquer de 100 mL
Cadinho
Espátula
Tripé
Bastão de vidro
Anel metálico
Pipetador
Suporte universal
Pipeta de 5 mL
Garra metálica
Tela de amianto
Água destilada
Bico de bunsen
Carbonato de sódio (liquido)
Funil de vidro
Sulfato de cobre pentaidratado
Cadinho
Mufla
Tubo de ensaio
Dessecador
Balança analítica
Papel filtro
PROCEDIMENTO
Pesou-se 0,2352 g da amostra de sulfato de cobre pentaidratado (CuSO4 . 5H2O) em um béquer de 100 mL, utilizando uma espátula e a balança analítica. Adicionou-se 30 mL de água destilada e misturou com o auxílio de um bastão de vidro.Utilizando uma pipeta e um pipetador foi pego 5 mL de carbonato de sódio (Na2CO3) e adicionado lentamente à solução. Verificou. Utilizando o bico de Bunsen, o tripé e a tela de amianto aqueceu a mistura por cerca de 15 minutos próximo ao ponto de ebulição, repôs uma vez a água evaporada.Filtrou-se a mistura em um papel filtro contida em um funil de vidro. Adicionou-se no líquido filtrado mais 5 mL de carbonato de sódio, para verificar se todo sulfato de cobre precipitou. Lavou-se o material sólido que foi filtrado com três porções de água destilada, colocou-se o papel filtro com o precipitado em um cadinho de porcelana previamente pesado e colocou-se para calcinar em uma mufla. Resfriou-se em um dessecador e pesou-se o material.
OBSERVAÇÃO E DISCUSSÃO
Ao adicionar 5 mL do precipitante carbonato de sódio (Na2CO3) à solução de água destilada com 0,2352 g da amostra de sulfato de cobre pentaidratado (CuSO4 . 5H2O) verificou-se uma precipitação de material na solução, a mesma apresentou-se de cor azulada. Aqueceu por volta de 15 minutos e verificou-se que a coloração apresentou-se de cor preta.
Após filtrar a mistura, adicionou-se mais 5 mL de carbonato de sódio no líquido filtrado, verificou-se que não havia mais precipitado no líquido, não havendo, então, a necessidade de uma segunda filtragem.
Em