pratica de enxofre
Título: Enxofre e seus compostos
Introdução teórica:
Uma das duas formas mais comuns de enxofre são os blocos da forma rômbica. Ela difere das agulhas de enxofre monoclínico na forma de empilhamento dos anéis S8.
O enxofre forma diversos óxidos que, na química atmosférica, são conhecidos coletivamente como SOx (leia-se “sox”). Os mais importantes óxidos e oxiácidos de enxofre são o dióxido e o trióxido e os correspondentes ácidos sulfuroso e sulfúrico. O enxofre queima no ar para formar o dióxido de enxofre, SO2, um gás incolor, sufocante, e tóxico.
Aproximadamente 7x1010Kg de dióxido de enxofre são produzidos anualmente provenientes da decomposição da vegetação e das emissões vulcânicas.Mais ainda, aproximadamente 1x1011 Kg de sulfeto de hidrogênio natural é oxidado a dióxido pelo oxigênio atmosférico.
2H2S(g) + 3O2(g) 2SO2(g) + 2H2O(g)
A indústria e o transporte contribuem com outros 1,5 x 1011Kg de dióxido, dos quais aproximadamente 70% vem da combustão do petróleo e do carvão. A concentração média de SOx na atmosfera de áreas rurais no hemisfério norte. Entretanto, a concentração é muito mais alta em áreas industrializadas.
O dióxidos de enxofre é o anidrido do ácido sulfuroso, H2SO4, que é o ácido que dá origem aos sulfitos de hidrogênio (ou biossulfitos ) e os sulfitos:
SO2(g) + H2O(l) H2SO3(aq)
Objetivo:
Constatar forma de organização de cristais de enxofre;
Preparar ensaios usando enxofre.
Material e reagentes:
- enxofre em pó
- dissulfeto de carbono
- vidro de relógio
-lupa
cadinho de argila funil papel de filtro bastão de vidro tubos de ensaio proveta água gelada álcool sulfeto de amônio ácido sulfúrico sulfito de sódio (ou biossulfito de sódio) pipeta graduada
Procedimentos:
1.Enxofre rômbico
Dissolver 0,2g de enxofre em pó com 2ml de dissulfeto de carbono, em um vidro de relógio. Deixar