PRATICA DE ENSINO
TANIA BEATRIZ ABREU FRANCA
PRATICA DE ENSINO
SEGUNDA ETAPA
BELEM –PA
2012
ATIVIDADE 1
Diante do estudo realizado, na LDBEN, especialmente no que se refere às modalidades de ensino e á organização da educação Básica, de acordo com a LDB titulo II Artigo 2º, com relação aos princípios que devem reger o ensino no Brasil, consideramos que todos foram inspirados nos princípios de Liberdade e nos ideais de solidariedade humana com finalidade em pleno desenvolvimento do educando, o preparo para o exercício de cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais adotam como eixo o desenvolvimento de capacidades do aluno, processo em que os conteúdos curriculares atuam não como fins em si mesmos, mas como meios para a aquisição e desenvolvimento dessas capacidades. Nesse sentido, o que se tem em vista é que o aluno possa ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que também o professor se veja como sujeito de conhecimento.
De acordo com leitura realizada na LDB, podemos descrever os níveis e modalidade da seguinte forma: As modalidades são: Educação básica e educação superior. Dentro da educação básica os níveis são; educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Atualmente, cada governo deve organizar seu sistema de ensino. Isso quer dizer que a União, os Estados e os municípios são os responsáveis pela manutenção desse sistema, disponibilizando recursos públicos que garantam a estrutura para que os alunos possam estudar. Todos partem da mesma fonte para determinar seus métodos de trabalho: a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
Artigo 23 do titulo V, podemos assim descrever:
A educação básica poderá organiza- se em series anuais, período semestrais, ciclos, alternância regular de período de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na