pratica de ensino
Neste trabalho de portifólio individual, temos como objetivo apresentar sobre os aspectos da formação do docente para o trabalho com a inclusão e como os docentes estão sendo preparados para receber os variados tipos de alunos.
Serão apresentados os desafios que os professores têm enfrentado quanto a prática inclusiva e também a importância que a escola representa para a evolução do processo da inclusão.
2 DESENVOLVIMENTO
Um desafio que se coloca para efetiva inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais é a falta de preparo de grande parte dos professores e a falta de uma formação fundamentada nos pressupostos da educação inclusiva. Quando se trata da inclusão, os aspectos ligados a formação do professor devem ser especialmente considerados,uma vez que.este deve estar preparado e seguro para trabalhar com o aluno com necessidade especial.Neste sentido,formar o professor é muito mais que informar e repassar conceitos;é prepará-lo para um outro modo de educar ,que altere sua relação com os conteúdos disciplinares e com o educando. Vale ressaltar que o professor é um agente fundamental no processo de inclusão,ele precisa ser apoiado e valorizado,pois sozinho não poderá efetivar a construção de uma escola fundamentada numa concepção inclusiva.E fato que a inclusão escolar traz em si um novo paradigma de educação,no novo perfil,espera-se que o professor seja capaz de compreender e praticar a diversidade e esteja aberto a práticas inovadoras. Deve,portando,aprimorar conhecimentos sobre como melhor lidar com as características individuais como habilidades,necessidades,interesses, experiências de cada aluno,a fim de planejar aulas que levem em conta tais informações e necessidades,Assim fica