Pratica: Cálculo da Densidade e do teor de álcool na gasolina
1. INTRODUÇÃO
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea.
A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo, com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem. Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina–água/álcool.
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água, substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
A prática realizada de Calculo da Densidade e do teor de álcool na gasolina foi desenvolvida no laboratório de química no dia 5 de setembro de 2011.
2. OBJETIVO
Esta pratica teve como objetivo a obtenção de dados para analises e cálculos para conclusão se a gasolina analisada estava dentro das especificações estabelecidas pelo governo (ANP) – 20% álcool na gasolina.
3. MATERIAL E MÉTODOS
Material utilizado por equipe:
1 proveta com tampa 100 mL;
1 bastão de vidro;
1 béquer de 250 mL;
100 ml gasolina comum;
1 funil de haste curta;
Material de uso comum:
Balança semi-analítica.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Calculo da Densidade e do teor de álcool na gasolina:
Posto A:
Inicialmente pesamos a proveta de 100 mL, obtemos um valor de 73,32 g, ao adicionarmos os 50 mL da amostra, o peso da proveta passou a ser de 110,46g, completando com água até 100 mL.
Em seguida tampamos a proveta e segurando-a com firmeza, e em movimentos leves, inverteu-se a posição da proveta seguidas vezes de cabeça para baixo, pelo menos três vezes, a fim de efetuar a mistura das fases, retornando-a a posição. O movimento