Pratica computacional Pvt
Conforme explicado em sala de aula esta prática computacional consiste em realizar cálculos de predição ou simulação das propriedades volumétricas e de saturação de uma substância pura selecionada, seguido de análise estatística. A seleção da substância seguirá o critério ministrado em sala de aula.
1) Coletar dados da literatura de densidade de uma substância pura em várias condições: líquido, líquido-vapor, vapor e gás, bem como de saturação, i.e., pressão de vapor verso temperatura. O ScienceDirect ou o pubs.acs.org, e.g., Journal of Chemical Engineering Data, pode ser usado diretamente na pesquisa onde os documentos PDF podem ser salvos via Convênio CAPES/UFRN de periódicos. Os bancos de dados eletrônicos (NIST, DDB, TRC e DIPPR) e manuais (CRC e Perry) também podem ser usados na pesquisa como suplemento, mas é recomendada a captura das referências originais na forma de periódico científico para a coleta direta dos dados e a devida referência bibliográfica.
2) Predizer os dados com ajuda de ferramentas como PR, Scilab, etc.. O uso de uma planilha eletrônica como Excel, ou o Scilaba, pode também ser usado para as tabelas e gráficos. A análise dos desvios absolutos e relativos deve ser realizada na forma de ponto-a-ponto, valores médio e máximo, de maneira a analisar quantitativamente o trabalho de predição dos dados experimentais.
3) Descrever o diagrama Pressão-Volume Molar para a substância em estudo com ajuda da equação de estado PR com a curva de saturação e três isotermas, i.e., subcrítica, crítica e supercrítica. Em outros gráficos, descrever os valores experimentais (pontos) e os calculados (PR), de maneira que a equação de estado possa ser avaliada qualitativa e graficamente.
4) Apresentar os resultados experimentais e calculados na forma tabular de maneira que a análise de desvios possa ser realizada também e nesse caso de maneira