Pratica 7 de fisico quimica
QUI 150: Físico Química I
Professor Emílio Borges
Prática nº 07
Viscosidade e Concentração
André Luiz Fialho Bitaraes – 61916
Débora Freitas Colosimo – 61830
Daniele de Almeida Paula – 61836
Paula Chequer Gouveia Mól – 61843
Viçosa – 19/05/2010
Introdução
A viscosidade é uma propriedade dos líquidos e gases que se caracteriza pela medida da resistência ao escoamento que um fluído oferece quando se encontra sujeito a um esforço tangencial. Quando as camadas de um líquido se deslocam umas em relação às outras, surgem as forças de atrito interno ou as forças de viscosidade. Elas irão contrariar o movimento e tendem a nivelar as velocidades de deslocamento das várias camadas do meio.
Os líquidos cuja viscosidade depende exclusivamente da temperatura são chamados de newtonianos e suas medidas são facilmente descobertas. Polímeros, soluções coloidais, suspensões e outros de comportamento diferente aos líquidos anteriores são denominados não-newtonianos.
Quando a velocidade em cada ponto do espaço se mantém invariável em relação ao tempo, o deslocamento de um meio líquido ou gasoso é chamado de fluxo estacionário ou laminar. O valor máximo da velocidade recai sobre a camada de liquido que se desloca sobre o eixo central quando o fluxo laminar passa através de um tubo cilíndrico e a velocidade será nula junto às paredes.
Para um fluído newtoniano, a força F necessária para manter o gradiente de velocidade dv/dx, entre planos adjacentes de um fluído de área A, é dada pela seguinte expressão matemática: F = η x A x (dv/dx), onde η é uma constante denominada por coeficiente de viscosidade ou simplesmente viscosidade(esta constante tem como unidades do Sistema Internacional de Unidades (S.I.) o pascal X segundo e no sistema de unidades c.g.s., é o Poise (P)).
Para se evitar confusão com a viscosidade cinemática (n),a viscosidade anteriormente citada é freqüentemente denominada de viscosidade absoluta ou dinâmica que é dada pela