Pratica 4 fisica 3 pucminas
OBJETIVOS:
1. Verificar a dependência da corrente elétrica I que circula em um resistor de resistência R, em uma lâmpada de incandescência e em um diodo semicondutor de silício com o campo elétrico E aplicado a esses dispositivos. Cria- se o campo elétrico E nos dispositivos quando eles são ligados a uma fonte de tensão CC e submetidos a uma tensão elétrica V.
2. Obter a curva característica V x I para o resistor de resistência elétrica R. Utilizando o ajuste por regressão linear do gráfico obtido, determinar o valor de R e comparar com o valor nominal fornecido pelo fabricante.
3. Obter a curva característica V x I para a lâmpada de incandescência. Fazer o ajuste parabólico para o gráfico obtido. Verificar que o desvio da lei de ohm (curva característica V x I linear) para a lâmpada de incandescência deve-se ao efeito joule.
4. Obter a curva característica I x V para o diodo semicondutor de silício. Fazer o ajuste de crescimento exponencial da corrente elétrica.
INTRODUÇÃO:
1) Dispositivos Ôhmicos
Os resistores são os dispositivos de dois terminais projetados para funcionarem em um circuito elétrico de acordo com a lei de ohm, ou seja, ser liner em relação funcional entre a tensão elétrica V medida entre os seus terminais e a corrente elétrica I que circula através dele.
V=RI (1.1) A tensão elétrica V é a diferença de potencial V=V2-v1 entre o terminal 2 e o terminal 1 do resistor. Se V2 > V1, a tensão elétrica V é positiva. Caso contrario a tensão é negativa. O dispositivo ôhmico deve manter o valor da corrente elétrica quando o sinal da tensão passa de negativo para positivo. 2) A dependência da Resistência Elétrica R com a Temperatura T. Sob a ação do campo elétrico uniforme “E” gerado por uma pilha, os elétrons livres de condução do fio condutor metálico se deslocam em trajetórias retilíneas ao longo das linhas de campo elétrico. Esses desvios das trajetórias por