Pratica 2
Gustavo Gasparin, João Pedro Lolatto
Universidade de Caxias do Sul
Departamento de Química e Física
Introdução
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas. Em uma mistura as estruturas permanecem inalteradas, não ocorrendo uma reação química. Existem dois tipos de misturas: As misturas heterogêneas tem seus componentes perceptíveis a olho nu, já na mistura homogenia as substancias constituintes não podem ser identificadas.
Figura 1: Exemplo de mistura homogênea e heterogênea
Objetivo
O objetivo desta prática é mostrar que há como fazer separação destas misturas sendo elas homogêneas ou heterogêneas. Através dos procedimentos de Filtração simples, Filtração a vácuo, Decantação, Destilação simples, Destilação fracionada, Dissolução fracionada e Centrifugação
Procedimentos experimentais
a) Para a filtração simples foi pesado 0,1g de óxido de cálcio (CaO), que é pouco solúvel em H2O, tem seu ponto de fusão: 2.572ºC, massa molecular: 56,08 g/mol e densidade: 3,35 g/cm³, misturado a um copo de Becker com 50ml de água, reservamos 25ml para o próximo experimento, logo após com o auxilio de um funil e de um papel filtro devidamente dobrado, foi despejada a solução.
b) Na filtração a vácuo foi utilizado um funil de Buchner e Kitazato, foi cortado o papel filtro do tamanho da circunferência do funil, logo após ligamos a bomba e adicionamos os 25ml de água com óxido de cálcio que reservamos no experimento anterior.
c) Decantação de uma mistura sólido-líquido foi feita a partir da adição de areia a um copo de Becker e depois adicionado 50ml de água.
d) Para a decantação de um mistura líquido-líquido adaptamos uma argola a um suporte universal e apoiamos o funil de sustentação, pipetamos 10ml de uma solução aquosa de sulfato de cobre (CuSO4), com massa molar 159,61 g/mol e dispensamos no funil, adicionamos igual volume de éter de petróleo ao funil, agitamos bem a mistura.
e) Para a