praias
Refere-se ao sistema praial, sendo seu limite superior ou interno a vegetação permanente ou outras estruturas construídas pelo homem, e seu limite externo e inferior e o nível base de ação das ondas ou a profundidade de fechamento de praia.
As características físicas da praia estão relacionadas ao processo morfodinämico da praia.
Esses estudou morfodinamicos se dividem em três tipos principais
Dissipativos – Praias amplas com areia fina
Reflexivo – Praia menor com perfil íngreme
Intermediário .
EROSAO COSTEIRA PRAIAL
Os processos sedimentares (erosão, deposição e transporte) que ocorrem em uma praia são produto de fatores meteorológicos/climáticos, oceanográficos/hidrológicos, geológicos e antrópicos . Os fatores meteorológicos/climáticos têm maior influência nas variações do NM (de curto e longo períodos) e na atuação dos ventos,agindo no comportamento do clima de e, consequentemente, interferindo nas características das correntes costeiras. Os fatores oceanográficos/hidrológicos envolvem a ação de ondas e marés, e as correntes geradas por esses agentes. Dentre os diversos fatores geológicos atuantes no litoral, os de maior importância para as praias são os processos sedimentares que determinam o seu balanço sedimentar . Os fatores antrópicos compreendem as interferências do homem nos ecossistemas costeiros, modificando os fatores naturais.
O balanço sedimentar de uma praia é a relação entre perdas/saídas e ganhos/ entradas de sedimentos nessa praia. Essas trocas podem ocorrer entre a praia e o continente, a plataforma continental e a própria praia. O homem pode também tornar-se um agente direto dessas trocas, através da retirada/mineração de areia das praias e da realização de projetos de alimentação ou engordamento artificial de praias.
A erosão em uma praia se torna problemática quando passa a ser um processo severo e permanente ao longo de toda essa praia ou em trechos dela, ameaçando áreas de interesse ecológico e