Praia de são luis
Seg, 15 de Dezembro de 2008 15:23 | As praias da Ilha de São Luís mensalmente, pelo menos 200 contaminam-se por coliformes fecais e microorganismos, como bactérias. Os dados foram fornecidos pelo Departamento de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).Principal causa: lançamento de esgotos não tratados Com exceção de alguns trechos da praia do Araçagi, nenhuma outra - Ponta d’Areia, Calhau, São Marcos, Olho d’Água e Caolho - está em condições para banho.
“A principal causa da poluição é o lançamento de esgotos não tratados”, declarou o doutor em Engenharia Ambiental e professor do Departamento de Saúde da UFMA, Lúcio Macedo. Segundo ele, são produzidos, diariamente, cerca de 45 toneladas de rejeitos líquidos in natura na cidade. “Desse total, 34 toneladas contaminam o solo, manguezais, córregos, entre outros ambientes, e 11 são eliminados nas praias”, explicou.
Segundo o professor, a praia mais poluída é a Ponta d´Areia. “Em 2005, os estudos de balneabilidade (condições de banho) apontaram mais de 24 mil coliformes por 100 ml, quando o aceitável é de até 1.000 coliformes”, detalhou.
A carga poluidora das praias provém de mais de 40 bairros e localidades entre a Bacia do Rio Anil e a Bacia Litorânea (que compreende a orla). “Bairros como o Renascença, São Francisco, Parque Shalom, Vinhais e Cohaserma estão entre os maiores poluidores, sendo o Olho d´Água o ‘campeão’”, complementou.
Macedo ressaltou que têm sido registrados casos de doenças de pele e infecções intestinais em banhistas que freqüentam, principalmente a Ponta d´Areia, registros utilizados pelo professor em seu estudo.
O Estado visitou algumas praias e constatou reclamações dos banhistas. “Não deixo mais meu filho entrar nessa água, porque ele pegou uma verminose, atestada por exames médicos”, disse a comerciária Maria das Dores Costa, que ontem estava na praia do Olho d´Água.
O contador Messias Antunes também afirmou que