Prader Willi Fenotipo Comportamental
Em outro estudo de Mesquita et al (2014) o fenótipo comportamental e cognitivo verificado em pessoas com SPW se caracteriza por respostas frequentes de comportamentos de hiperfagia, teimosia, furto de alimentos, birras, comportamento de mentir, labilidade emocional, ansiedade, tristeza, agressividade, autoagressividade, fala repetitiva, hipersonia, comportamentos compulsivos, déficits nas funções executivas, principalmente as habilidades de controle inibitório.
Hiperfagia é uma desordem alimentar caracterizada pela ingestão de alimentos exacerbada, nestes pacientes a causa é genética e neural, sendo o principal sintoma da doença. Esse sintoma está associado a um déficit na resposta normal de saciedade a alimentos envolvendo principalmente disfunções neurais nas regiões do hipotálamo, amígdala e hipocampo (Mcallister, Whittington & Holland, 2011; Holsen et al., 2011 apud Mesquita et al 2014). Esta condição conduz a pessoa a desenvolver problemas graves de saúde como a obesidade, dificuldades para dormir, entre outras.
MESQUITA, M. L. G. et al, Fenótipo comportamental de crianças e adolescentes com síndrome de Prader-Willi, Revista Paulista de Pediatria, 2010.
MESQUITA, M. L. G. et al, Restrição alimentar e problemas de comportamento de crianças com Síndrome de Prader-Willi, Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, Vol. XVI, no.