PRAD - Lago eutrofizado
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA DE PROJETOS EM ENGENHARIA AMBIENTAL
BRENDA CARMINATTI BORGES
THAIS MILESI
Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD):
Lago eutrofizado da Universidade de Caxias do Sul
Caxias do Sul
2014/4
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. RESPONSÁVEIS TÉCNICOS 4
3. ASPECTOS LEGAIS 4
4. INFORMAÇÕES GERAIS 5
5. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA E DEGRADAÇÃO 6
6. OBJETIVOS 11
7. MEDIDAS DE RECUPERAÇÃO 12
8. MEDIDAS DE MANUTENÇÃO 14
9. MEDIDAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 14
10. CRONOGRAMA FÍSICO 20
1. INTRODUÇÃO
De acordo com a Embrapa (2014) área degradada é aquela que sofreu, em algum grau de intervenção em sua integridade. As alterações apesentadas podem ser de natureza física, química ou biológica, qual tendem a comprometer temporária ou definitivamente, a composição, estrutura e funcionamento do ecossistema natural do qual faz parte.
Recuperação, por sua vez, é uma restituição de uma condição degradada, seja área e ecossistema, para uma condição não degradada, uma condição mais próxima possível de sua condição original, mas que pode ser diferente desta independentemente de seu estado original e de sua destinação futura (Rodrigues & Gandolfi, 2001).
A eutrofização é uma forma de degradação de águas que ocorre, na maioria das vezes, em corpos d`água lênticos como no caso em questão, um lago. De acordo com Sperling (2005), esta é causada, sobretudo devido ao excesso de nutrientes nos corpos d`água, principalmente o nitrogênio e o fósforo. Este excesso de nutrientes associado ao processo fotossintético irá causar um aumento do crescimento de plantas aquáticas.
A eutrofização pode ocasionar diversas circunstâncias indesejáveis além do crescimento de macrófitas ou algas, as principais são:
- A diminuição da balneabilidade da água,
- Condições anaeróbias na água, devido ao