PRA DE AUDITORIA E CONTROLO INTERNO
COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA
PRA – PORTEFÓLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM
Curso: Técnico de Contabilidade – Nível 4
Referencial de Formação: Formação Tecnológica - REACTIVAR
Formador: Carlos Manuel Leite de Sousa.
UFCD: Cód. 0622- Auditoria e controlo interno.
N.º de Horas: 50 horas.
OBJETIVOS GERAIS
Aplicar os princípios de auditoria que permitam a verificação das contas.
Entender a implementação do controlo interno numa organização e as suas consequências.
Nesta UFCD, Auditoria e Controlo Interno, começámos por falar de vários conceitos, dentro dos quais os de Auditoria e de Controlo Interno. Antes de tudo, falámos dos processos produtivos como força motriz do desenvolvimento e do crescimento humano e da necessidade posterior de regulamentar os mesmos. Começando pela produção manual ( manufactura) até ao boom da Revolução Industrial, tomámos conhecimento do processo de crescimento e de inovação quer de técnicas, regulamentos e até de desenvolvimento social que esta originou. Aqui ficam alguns marcos da história que são relevantes mencionar.
Introdução Histórica:
Manufactura.
A manufactura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos onde havia a divisão social do trabalho e algumas máquinas que precisavam do homem. Neste processo pode ser usado somente as mãos (como era feito antes da Revolução Industrial) ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial.
Revolução Industrial.
Termo utilizado por alguns historiadores para designar o conjunto das transformações tecnológicas e industriais que, de forma radical, ocorreu entre cerca de 1730 e 1850 na Inglaterra, alastrando, no decurso do século XIX, ao continente europeu, América do Norte e Japão. A Inglaterra, nação pioneira, passaria, tal como os seus sucedâneos, de um país agrícola a uma sociedade industrializada. Esta expressão traduz também uma evolução em termos de regime de produção, com a passagem da manufatura